sábado, 15 de agosto de 2009

http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC1047280-2334,00.html

Pode nascer!Para conter a ansiedade nos dias que antecedem o parto, o segredo é manter-se ocupada

No terceiro trimestre de gravidez, você já fez o curso de gestantes, reuniu as amigas num chá-de-bebê e comprou as lembrancinhas da maternidade. Terminou o enxoval e arrumou as malas, a sua e a do bebê. Agora, espera o grande dia, quando finalmente terá o filho nos braços e poderá colocar em prática tudo o que leu, ouviu e aprendeu. Só que o dia não chega nunca... "Costumo brincar com minhas pacientes dizendo que a gravidez dura oito meses e um século, pois as últimas semanas parecem intermináveis", conta a obstetra Ana Paula Junqueira Santiago.
Se você decidiu que vai trabalhar até o último dia, provavelmente terá menos tempo para pensar no assunto. Mas, para as grávidas que param dias antes do parto ou para as que não trabalham fora, a espera pode ser angustiante. "Hoje em dia, as mulheres levam uma vida praticamente normal durante a gravidez. Às vezes, até esquecem que estão grávidas. Em geral, é quando param de trabalhar que realmente começam a esperar o bebê", afirma a psicóloga Rita Calegari, chefe do Setor de Psicologia do Hospital e Maternidade São Camilo.
A curiosidade em conhecer o bebê aumenta a ansiedade das grávidas
O desconforto dos meses finais da gestação também acentua a vontade de que o bebê nasça logo. Mesmo que você adore estar grávida, o peso da barriga e o inchaço, por exemplo, dificultam a vida. As roupas não servem mais, as pernas doem e não há posição confortável para dormir. Tudo isso, aliado à curiosidade de ver o rostinho do filho e, enfim, ter certeza absoluta de que ele é perfeito como indicavam os exames, só faz aumentar a ansiedade. "Por causa disso, muitas grávidas acabam indo para a maternidade antes da hora ou, o que é pior, submetem-se a uma cesárea sem indicação médica", alerta a obstetra Ana Paula. Um terço dos atendimentos feitos no Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, por exemplo, é de grávidas que voltam para casa, porque ainda não está na hora.
Pense leve O que fazer, então, para diminuir a angústia dos últimos dias? Para a psicóloga Rita, o segredo é ocupar a mente. Com coisas boas, claro. "Consciente de que vai ter uns dias livres antes do parto, a grávida pode, por exemplo, deixar alguns detalhes do enxoval para concluir nesse período", sugere. A dica vale também para as donas de casa. Assim fez a professora Jordana Romero Silva Mota, que está na 38a semana de gestação. Há uma semana longe do trabalho, ela ainda não teve tempo de se entediar. "Meu marido diz que vai me amarrar, pois eu não consigo ficar quieta", diverte-se a grávida, que tem dois empregos. Por ora, ela se distrai indo às compras dos itens que faltam para completar o enxoval da filha, Sophia, dedicando-se a leituras leves ou mesmo arrumando a casa. "É uma maneira de me entreter. Caso contrário, provavelmente comeria o tempo inteiro", comenta. Controlar a alimentação é importante. "Quem deve ganhar peso nos últimos dias é o bebê, não a mãe", ressalta a obstetra Ana Paula. Para quem ainda está no início da gravidez, a especialista recomenda: "Exercícios físicos e dieta balanceada, sem dúvida, melhoram a disposição da gestante, aumentando a tolerância na reta final".
Aproveite!
O ritmo lento do final da gestação é semelhante ao do pós-parto
Ainda que a barriga limite algumas atividades, vale a máxima: gravidez não é doença! Você pode perfeitamente adaptar os programas. Se for passear no shopping, por exemplo, prefira os horários menos concorridos. Filmes também podem ser uma boa opção de passatempo. No cinema (nem é preciso você ficar na fila!), lembre-se de sentar próximo ao banheiro. E atenção ao escolher o tema. "Grávidas são mais sensíveis e sugestionáveis. Não podemos esquecer que as emoções da mãe são transmitidas ao bebê. Em vez dos dramas, portanto, que ela fique com as comédias", recomenda a enfermeira obstétrica Márcia Regina da Silva, do Hospital e Maternidade São Luiz.
A rotina é importante não apenas para a grávida se manter ativa, mas também para garantir boas noites de sono. "No final do dia, dorme melhor quem estiver cansada", diz Ana Paula. Claro que o limite varia para cada mulher - respeite o seu! Nas últimas semanas que antecedem o parto, aproveite para cuidar de si mesma. Vá ao salão de beleza, saia com as amigas, namore bastante. Até porque, depois que o bebê nascer, pelo menos no início, você não terá tanta disponibilidade nem vontade de se desgrudar dele. "A mulher deve encarar os últimos dias como uma despedida da barriga, com fotos, paparicos e tudo mais a que tiver direito. Afinal, ela ainda é o centro das atenções", aconselha Rita.
Lembre-se de que manter o bom humor é fundamental. Assim, em vez de reclamar que tem de ir ao banheiro de hora em hora, encare as mudanças do corpo como uma preparação para receber o bebê. "Se pensarmos bem, o ritmo lento do final da gestação é o mesmo do pós-parto, quando a mãe passa mais tempo em casa", avalia a psicóloga. E quando o telefone tocar, pela vigésima vez no dia, com alguém perguntando se o bebê já nasceu, você vai responder: "Mas por que a pressa?"

Nenhum comentário: